Dia 17 de dezembro de 2024 foi marcado pela celebração de uma trajetória de muito trabalho e compromisso social, quando a casa legislativa do município de Capinzal, matriz da Fast, concedeu em Sessão Ordinária, o Título de Cidadão Honorário Capinzalense ao Presidente e fundador da Fast, Marius Juliano Farina.
O projeto – Decreto Legislativo n°89, de 19 de novembro de 2024 – foi aprovado por unanimidade. Nas palavras do vereador autor do projeto, Rafael Tonial:
“O título de cidadão honorário é conhecido às pessoas cujas ações e contribuições desempenham um papel significativo no desenvolvimento de nossa cidade, seja pelo trabalho, generosidade ou pela forma que se dedica ao bem-estar de todos. (…) Sua trajetória tem sido marcada pela coragem de enfrentar desafios e pela habilidade de transformar oportunidades em realidade. Ao longo dos anos, Marius Juliano Farina não contribuiu apenas com o desenvolvimento econômico de nossa cidade, mas também investiu em ações que impactam diretamente na vida de cada pessoa. Além do sucesso nos negócios, Sr. Farina sempre soube que o verdadeiro impacto vai além do lucro. Ele tem sido um grande aliado das causas sociais, (…) Não apenas o Sr. Farina, mas também sua esposa, Edi Longo, e seu filho Stefano Farina, que compartilham essa jornada. Com muito orgulho concedemos o título de cidadão honorário como reconhecimento à união dessa família exemplar (…) Sua empresa, a Fast, é um exemplo de inovação e perseverança(…) Que o seu legado continue inspirando gerações.”
A cerimônia, contou com a presença de familiares, amigos e equipe de gestão da Fast, além das autoridades locais. Ao lado de sua esposa, Edi Maria Longo, da mãe Dona Zélia, do filho, nora, neta e filho: Stefano Farina, que cresceu nas dependências da empresa e hoje segue seus passos como Diretor da Fast, e do seu primeiro colaborador, Rudimar Huk, Marius erigiu uma empresa de excelência, que vem sendo reconhecida com inúmeras, premiações, homenagens, importantes certificações e reconhecimento pelos clientes, pelo mercado e pela comunidade.
UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO
Natural de Capinzal, Marius Juliano Farina é um nome que simboliza inovação para o mercado nacional. Fundou a Fast em 1995, com serviços de assistência técnica e produção de peças para frigoríficos. A empresa passou por diversos períodos disruptivos, primeiro trazendo tecnologia de ponta para o Brasil e hoje, se orgulha de criar novos produtos e novas tecnologias, algumas até exclusivas, e exportar para os 5 continentes. A Fast cresceu de forma organizada, sempre respeitando todos os públicos e se consolidou em diversos mercados, como: nas soluções para estação de tratamento de água e efluentes industriais, saneamento básico, extração de azeite de oliva (a primeira indústria brasileira a desenvolver um sistema completo de extração, com clientes ganhando inúmeras premiações no mundo pela qualidade dos seus azeites), clarificação dinâmica do óleo de palma (da qual é líder na américa latina), equipamentos para mineração, para a indústria de reciclagem animal (com a Divisão da Fast Rendering lançada neste ano), se tornando referência mundial. A Fast é hoje um exemplo de sucesso no Brasil e no mundo, com filiais em Belém do Pará, Curitiba no Paraná, representação na Colômbia e no Equador e, desde 2021, Unidade Fast Europe, sediada em Portugal.
OUTRAS PREMIAÇÕES
A inovação está no DNA da Fast. Um resumo de suas conquistas ao longo da história, comprovam isso. Em 2006, depois de um período de muitos investimentos infra estruturais e em Pesquisa & Desenvolvimento, além da certificação ISO 9001 veio o reconhecimento da Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina: com o prêmio Destaque Exportador e a Medalha de Mérito Carl Franz Albert Hoepcke, homenagem concedida aos empresários catarinenses que se destacaram no setor econômico, social, educacional, ambiental e empresarial contribuindo com o desenvolvimento do estado.
Ele e sua equipe Fast enfrentaram a crise de 2008 com inovação e coragem, diversificando as operações da empresa sempre com soluções para questões ambientais que desafiam as industrias. Algo que permitiu à Fast não apenas sobreviver, mas prosperar em tempos incertos. Em 2015, iniciou uma ousada Join Venture com a empresa Uruguaia: Seinco, trazendo para o Brasil o que havia de mais moderno, sustentável e compacto no mundo em termos de em sistemas de tratamento de água, esgoto e efluentes. Em 2017, quando o cenário econômico ainda era instável, a Fast recebeu homenagem em cerimônia organizada pela revista Destaque Brasil, em reconhecimento às empresas que conseguiram se reinventar e obter resultados satisfatórios, mesmo em tempos de crise.
Destaque Econômico do município de Capinzal: Em 2019 a contribuição tributária da Fast para o município de Capinzal, fez com que a empresa fosse agraciada com o 1º lugar no destaque geral de empresas industriais. Em 2023, mais uma vez figurou com primeiro lugar, dessa vez com a contribuição de ISS. Também em 2023, durante cerimônia do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, a Fast foi homenageada como a empresa que mais investiu em inovação em Santa Catarina no ano de 2023.
UM LEGADO CONSTRUÍDO EM FAMÍLIA
Além de sua atuação empresarial, Marius e a Família Farina tem se destacado pelo seu envolvimento em causas sociais, um compromisso passado de pai pra filho, já que o saudoso Ex-Prefeito Celso Farina foi peça fundamental no desenvolvimento de Capinzal. Entusiasta do esporte, participou da criação do Clube de Tiro Capinzalense e liderou a restauração do Ateneu Clube, um patrimônio arquitetônico e cultural de Capinzal, reinaugurado em 2024. Valoriza o associativismo, enquanto membro e hoje apoiador, através da Fast, da Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe, a ACIRP, sempre fomentando iniciativas que favoreçam a comunidade. Através do Programa Fast Solidária a empresa incentiva o voluntariado dos colaboradores, sempre atuante principalmente em ações educacionais, com relacionamento próximo às escolas locais, instituições sociais e ONGs. Pelo programa, a empresa ainda patrocina inúmeras campanhas que voltadas às crianças do município, como o Instituto Crescer, que promove inclusão através da música. Contribui com projetos como o Novos Caminhos, para encaminhar crianças e jovens em situação vulnerável para o mercado de trabalho, projeto pelo qual recebeu o título de Empresa Cidadã. Apoia o Fórum Comitê Peixe, que busca pela universalização do saneamento da região onde a empresa está inserida, além de outras inúmeras iniciativas que promovem inovação e que ajudam a melhorar a autoestima da população e a qualidade de vida na comunidade.
Assim, o legado de Marius Juliano Farina vai além dos feitos empresariais, se fundamenta na humildade, no amor à família e na valorização das suas raízes, devolvendo em forma de oportunidades à sua comunidade tudo aquilo que vem conquistando. Através de ações concretas e de uma visão de futuro, ele e sua família seguem transformando vidas, inspirando a próxima geração a acreditar no poder da união, da inovação e do compromisso com as pessoas e a construção de um futuro melhor.