O Dia Mundial da Qualidade é uma data que acontece anualmente em novembro e faz parte do calendário de diversas empresas, especialmente das que estão em busca de evoluir em seus processos.
De olho nisso, movimentamos uma equipe multidisciplinar para assumir o desafio de realizar a nossa primeira semana da qualidade, a QualiFast. O objetivo foi manter nosso público interno engajado e ampliar seus conhecimentos sobre o Sistema de Gestão, conforme comentou a Inspetora de Qualidade, Viviane Alves:
“Quando falamos em Fast Tecnologia Industrial, o que vem a nossa cabeça é a qualidade de nossos produtos, aí surgiu a ideia de realizar uma programação voltada para o tema. Surgiu a QualiFast, uma semana de palestras e atividades para celebrar o Dia Mundial da Qualidade. Projetamos cada dia com um único objetivo: disseminar o conhecimento. Com os dias se passando, notamos que foi uma constante troca de conhecimento. Realizamos algumas atividades em paralelo com as palestras, que foram tarefas para serem feitas em casa, brincadeiras como a caixa misteriosa, o desafio de descobrir a quantidade de rebites no pote, o museu Fast que contava com os primeiros instrumentos de medição e sorteios de brindes. Conseguimos notar que disseminamos o conhecimento, pois era nítido o grau de interesse e empolgação de cada colaborador.”
O evento ocorreu de 8 a 12 de novembro e contou com a seguinte programação:
Segunda-feira (08/11): Abertura da semana – Viviane / Sistema de Flotação – Ariel e Flávia
Terça-feira (09/11): Conservação de instrumentos de medição – Leonardo Tecnoiso
Quarta-feira (10/11): Qualidade de vida x ansiedade – Queli Kuhn
Quinta-feira (11/11): Sistema de Gestão Integrado – Mariana Franciscon (consultora da CBG)
Sexta-feira (12/11): Lean: uma mudança cultural – Lendro Pizol / Encerramento – Claudimir De Barba
Já o encerramento da semana ficou por conta do Gerente Industrial, Claudimir De Barba, que parabenizou os colaboradores envolvidos pelo engajamento, além de destacar a parceria de empresas e fornecedores, que ajudaram com as palestras e com os brindes que foram distribuídos e sorteados aos colaboradores.
Como parte da semana, também promovemos um concurso de frases. Confira:
Meu jeito de fazer qualidade é estabelecer prioridades e metas e, com isso, realizar um planejamento que busque aumentar a qualidade do serviço prestado sem que haja necessidade de retrabalhos. É pensar desde o início do processo, no produto final e no cliente satisfeito. Ana Paula Filipon – Projeto Civil
Pratico a qualidade em todos os atos e busco assegurá-la também nos atos que competem à minha e às demais equipes. Qualidade não é apenas entregar um produto esteticamente bonito, pois ele deve ser seguro, conter peças de qualidade, adquiridas em fornecedores que possam atestar e provar os controles de seus processos. Gosto de entregar os produtos pensando que eu seria o cliente. Dionatan Falavigna – Suprimentos e Logística
O meu jeito de fazer qualidade é me imaginar como uma empresa de apenas uma pessoa prestando serviço para a Fast. Como a Fast é o meu cliente, eu preciso garantir qualidade na prestação do meu serviço para ela, portanto busco proatividade na solução dos problemas que ela me propõe, fazendo sempre o melhor serviço no menor espaço de tempo. Busco também evitar desperdícios e aplicar o Lean nas minhas atividades. Alexia Bencke Colaço – PCP
Meu jeito de fazer qualidade é ordenado das mais variadas formas, sempre prezando o bem da empresa e da produção, buscando pontualidade profissional e cumprindo as datas de entrega, alavancando nosso setor perante a empresa. Dito isso, vou elencar algumas das práticas:
– Compromisso
– Comprometimento
– Envolvimento
– Qualidade nos processos
– Ética profissional
– Limpeza do setor
– Auxílio aos demais
– Capricho Felipe Antonio da Costa – Usinagem
Essa foi só a primeira edição e, certamente, a qualidade do evento terá melhoria contínua, assim como todos os nossos processos e projetos. Esse é o jeito Fast de ser e fazer melhor!