[gtranslate]
[gtranslate]
[gtranslate]
  • Home
  • Cases
  • Meus Cases
  • Impacto da Clarificação Dinâmica sobre o processo de extração e recuperação de óleo de palma cru (estudo de caso)

Impacto da Clarificação Dinâmica sobre o processo de extração e recuperação de óleo de palma cru (estudo de caso)

Segmentos e aplicações

Tratando-se no âmbito nacional e internacional, trabalhos focados em melhorar as operações do processo de extração de óleo, através do uso de tecnologias para reduzir as perdas de óleo e de amêndoa, melhorar a eficiência dos processos e reduzir o impacto ambiental. Dentro das novas tecnologias em que se encontra a clarificação dinâmica, através do qual clarificadores estáticos tradicionais são substituídos, acompanhado por centrífugas, por equipamentos dinâmicas de três fases em que é obtido um fluxo de óleo, uma corrente aquosa e lodo (fase pesada). Este artigo é destinado a diretores, gerentes e técnicos de instalações de processamento e fornece os resultados de um estudo de caso em que o efeito de mudar a clarificação tradicional por clarificação dinâmica em termos de produção, operação, eficiência, serviços de comparação industrial e ambiental. A pesquisa foi desenvolvida na empresa Extratora Palmeras de Llano S.A., localizada no município de Acacias, na Colômbia.

No estudo foi avaliado o funcionamento de um Tridecanter por 6 meses e os resultados de qualidade e perda de óleo, consumo de serviços industriais, o volume de efluente e indicadores de produção com registros históricos disponíveis para a planta de seu início ou comparado gestão anterior de clarificação (clarificação estática). Identificou-se que a diluição necessária para o equipamento tipo Tridecanter no processamento de licor de prensa é de 1,8 óleo / água, o que representa uma economia de 30% da água utilizada no presente processo em comparação com o óleo de diluição 1,4 óleo/água usada para a clarificação estática. Da mesma forma, verificou-se que o consumo global de água no processo passou de 1,22 m³/t CFF para 0,85 m³/t CFF (cacho de fruto fresco). A exigência de vapor é reduzida em 14%, 595 a 511 kg vapor / t CFF. Perdas de óleo na fase de clarificação diminuiu de 0,65% Ac / t de CFF com clarificação estática para 0,45% Ac / t CFF com clarificação dinâmica. O volume do efluente foi reduzido de 0,75 a 0,45 m3 / t CFF. Da mesma forma, diminuiu a carga orgânica devido à remoção de sólidos realizada pelo Tridecanter, o que se reflete no decréscimo da concentração de DQO (demanda química de oxigênio), que passou de 70.000 a 40.000 mg/l.

Saiba mais no artigo completo no link: http://publicaciones.fedepalma.org/index.php/palmas/article/view/11806

Abrir bate-papo
Fale com a gente!
Olá! 👋

Obrigado por entrar em contato conosco através do nosso site. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Por favor, descreva sua necessidade para que possamos agilizar o seu atendimento.