[gtranslate]
[gtranslate]
  • Home
  • Notícias
  • Abril Verde: comportamento seguro também é hábito!

Abril Verde: comportamento seguro também é hábito!

Durante o mês, nossa empresa promoverá ações internas e nas redes sociais em torno do Abril Verde, um movimento a favor da saúde e segurança do trabalhador.

 

Achamos que é importante colocar esse assunto em pauta, pois é por meio da informação que conseguimos ampliar esse movimento e fazer com que diversas pessoas e empresas se atentem para o bem-estar e a segurança dos seus trabalhadores.

 

Por que o mês de abril?

 

Abril foi escolhido porque é nele que acontecem importantes datas que, de certa forma, contribuem para dar voz ao movimento.

 

A primeira delas é o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho (28 de abril). Instituída em 2003 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), essa data faz menção a um acidente de trabalho ocorrido em 1969, que tirou a vida de 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

 

No Brasil, desde 2005, por meio da Lei n.º 11.121, esse mesmo dia também é utilizado para indicar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Outra data é o Dia Mundial da Saúde (07 de abril). Instituída pela Organização Mundial da Saúde, busca promover a saúde e o bem-estar das pessoas sobre todos os aspectos da sua vida em sociedade, entre eles, o trabalho.

 

A importância de apoiar o movimento

 

Apoiar isso significa lutar por um ambiente de trabalho mais saudável e sem acidentes. Apesar desse movimento ganhar mais força em abril, seus princípios devem ser difundidos todos os dias. Seja pela troca de informações no próprio ambiente de trabalho ou mesmo pelo compartilhamento dessas informações nas redes sociais.

 

Com cada um fazendo a sua parte, protegemos a saúde dos colegas e conseguimos ir cada vez mais longe.

 

Dicas para promover um ambiente de trabalho mais seguro

 

– Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pela empresa durante a realização dos seus trabalhos.

 

– Compartilhe informações de segurança com seus colegas, especialmente com os novos.

 

– Zele pela organização do ambiente de trabalho, sem deixar objetos caídos ou espalhados pelo chão.

 

– Não se arrisque improvisando ferramentas ou processos. Caso haja necessidade, comunique para que sejam providenciadas soluções seguras.

 

– Mantenha as áreas de circulação, as saídas de emergência e o acesso a extintores sempre livres.

 

– Não fume em locais proibidos.

 

– Atente-se para a postura, principalmente se trabalhar muito tempo sentado.

 

– Siga todas as orientações para combater a COVID-19.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn