Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Canasvieiras

A Fast-Seinco desenvolveu a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Casan, instalada na ETE Canasvieiras, Norte da ilha de Florianópolis. Enquanto a unidade antiga levava 18 horas para realizar o tratamento, a nova, com capacidade média de 100 litros de esgoto tratado por segundo, faz o mesmo serviço em aproximadamente 1 hora. Além disso, o projeto chama a atenção pelos equipamentos compactos que ocupam a área de aproximadamente 795 m², o que representa apenas 10% do espaço disponível no local.

A ETE Fast-Seinco se destaca pela rápida implantação que, dependendo da dimensão, pode ser realizada em até três meses. A unidade de Canasvieiras foi posta em funcionamento em dezembro de 2016, no início da alta temporada no Norte de Florianópolis, e demonstrou eficiência no tratamento de esgoto, suportando, na prática, o aumento da população para o verão e transmitindo a segurança operacional dos equipamentos.
O diferencial do equipamento é o melhor custo benefício e o menor impacto ambiental. Por não utilizar lagoas, não há o risco de contaminação do solo e nem a dependência de condições climáticas. Em relação aos métodos tradicionais, na ETE da Fast-Seinco, a redução de consumo de energia chega até 50% e a necessidade do consumo de produtos químicos cai de 20% a 40%.
A eficiência também é comprovada com os resultados. O equipamento remove 90% dos sólidos suspensos totais (SST), da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e de nitrogênio, além de até 95% do fósforo.